
Teresina é uma cidade brasileira, capital do estado nordestino do Piauí e é a única capital da Região Nordeste que não fica no litoral.
História
A origem da cidade está ligada ao Rio Poty (ou Rio Poti, que deu nome à Vila Nova do Poti, depois denominada Teresina em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, mulher de Dom Pedro II. Foi fundada em 1832 com a designação de Vila Nova do Poti. A cidade é a capital do Estado desde 1852, quando o conselheiro José Saraiva fundou-a, transferindo a sede administrativa da Província do Piauí da cidade de Oeiras para a atual capital, Teresina.
Características
A cidade de Teresina é a sede de um município com cerca de 800 mil habitantes e 1.680 km². A sua área metropolitana (Grande Teresina), composta pela Capital e por cidades vizinhas, tem mais de 1 milhão de habitantes. Localiza-se na microrregião de Teresina, mesorregião do Centro-Norte Piauiense.
A cidade está situada entre o rio Parnaíba e o rio Poti, pertencentes à bacia hidrográfica do rio Parnaíba. Por essa característica, há quem chame a capital piauiense de Mesopotâmia do Nordeste. Situada na margem direita do rio Parnaíba, tendo como fronteira oeste, do lado do Estado do Maranhão, a cidade de Timon- Ao Oeste o Estado do Ceará, Pernambuco, e ao Sudoeste os Estado da Bahia e ao Extremo Sul Bahia e Tocantins (Com a menor faixa de divisa com o Piauí).
As principais rodovias que dão acesso à cidade são a BR-343, a BR-316 e a PI-130. Teresina também possui um importante aeroporto com vôos para as principais cidades do país.
Teresina fica localizada numa região denominada Chapada do Corisco, isso porque a capital do Piauí é a terceira cidade do mundo onde mais acontecem seqüências de descargas elétricas.
Na zona norte da cidade, os dois rios se unem e se transformam num só leito em direção ao Oceano Atlântico. O espetáculo, de rara beleza, forma o encontro das águas. No lugar há um parque ambiental, com mirantes, para que a paisagem possa ser apreciada bem de perto. Lá também é possível encontrar algumas peças de cerâmica do rico artesanato de Teresina e um monumento que ilustra a lenda do Cabeça de Cuia, personagem do folclore local.
Devido a sua proximidade com a linha do Equador, Teresina possui temperaturas que variam de 26° a 38°, durante o ano inteiro, com as menores temperaturas ocorrendo durante os primeiros cinco meses do ano.
Economia e serviços
Por sua localização privilegiada, o setor terciário (comércio e serviços) teve significativo desenvolvimento em Teresina, estendendo sua influência por um grande território. As atividades ligadas ao atendimento de saúde pública têm destaque na economia da Cidade, que é considerada um centro de referência médica na região Nordeste. Teresina possui, de acordo com estatísticas da Prefeitura, 634 estabelecimentos de saúde, sendo 8 hospitais, 181 clínicas médicas e 170 consultórios, empregando quinze mil pessoas. O setor de educação é outra área de referência da Capital, que conta hoje com mais de 25 instituições de ensino superior, atraindo alunos de vários Estados, notadamente das regiões Norte e Nordeste.
Na indústria, destaca-se a indústria têxtil e de confecções, que exporta para outras regiões e gera cerca de dez mil empregos. Há ainda montadoras de bicicletas, indústrias de bebidas, medicamentos, química, móveis e cerâmica, entre outras. A construção civil (que teve grande impulso nos últimos quinze anos com a verticalização da Cidade) e o crescente turismo (tanto o turismo de negócios e eventos quanto o que utiliza a rede hoteleira da cidade para visitar outras regiões do estado) também têm importância econômica crescente.
No comments:
Post a Comment