
Natal, conhecida como a Cidade do Sol, é a capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2005, sua população era de 778.040 habitantes. Dotada de belezas naturais, atrai por volta de 2 milhões de turistas por ano, que procuram por exemplo o Carnatal, uma das maiores micaretas do Brasil.
Geografia
O clima é tropical e a temperatura média anual é de 26°C.
Forma, junto com os municípios de Parnamirim, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Nísia Floresta e São José do Mipibu a Região Metropolitana de Natal, criada através da lei complementar n° 152, de 16 de janeiro de 1997. A aglomeração urbana de Natal, contando esta zona envolvente, tem cerca de 1.240.734 habitantes.
História
Fundada em 25 de dezembro (daí o seu nome) de 1599. Foi ocupada pelos holandeses entre 1633 e 1654 que lhe deram o nome de Nova Amsterdã. Durante a Segunda Guerra Mundial (SGM) serviu como base aliada de suporte às ações no continente africano, através da Base Aérea (hoje Aeroporto) localizada em Parnamirim, na Região Metropolitana.
Principais marcos históricos
Forte dos Reis Magos.
A primeira e mais antiga edificação da cidade, construída originalmente pelos portugueses.
Centro de Turismo de Natal
Construído por volta do final do século XIX, foi abrigo para mendigos, orfanato e casa de custódia (prisão). Desde 1976, abriga o Centro de Turismo.
Catedral Nova.Catedral Nova
Sua construção tardou mais de 30 anos e seu o projeto arquitetônico é bastante arrojado, com aspecto incomum.
Farol da Mãe Luísa
É utilizado para orientar os navios na costa de Natal, tendo sido construído em 1951, a torre tem 37 m de altura.
Coluna Capitolina
Coluna romana doada por Benito Mussolini, ditador da Itália à cidade.
Rampa
Antigo local de embarque e desembarque de hidroaviões e ponto de encontro entre Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt durante a SGM.
Economia
A economia da cidade de Natal é baseada basicamente no comércio, na indústria, na extração mineral e principalmente no turismo, chegando a concentrar atualmente 25% de sua população economicamente ativa como mão-de-obra trabalhando nessa atividade. Embora seus principais atrativos naturais estejam ao longo da costa, fora dos limites do município, é em Natal que se concentra a maior parte dos hotéis, shoppings, restaurantes e bares; principalmente na Via Costeira (Hotéis) e na Praia de Ponta Negra (bares, restaurantes shoppings e lojas de artesanato). O serviço portuário apesar de já estar se modernizando e apresentar tarifas competitivas, ainda deixa a desejar, pois muitos dos produtos de exportação do estado ainda saem do país através do porto de Suape, em Pernambuco. O Aeroporto Augusto Severo, localizado no município de Parnamirim, foi ampliado recentemente; todavia, devido ao crescimento astronômico do turismo será necessário outra reforma antes da conclusão do novo aeroporto no município de São Gonçalo do Amarante e devolução do atual para a Força Aérea Brasileira.
Educação
Há duas instituições públicas de ensino superior cujas sede e principal campus estão situados em Natal: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN), ambas mantidas pelo Governo Federal. Há ainda um campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), mantida pelo Governo Estadual. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é o principal centro de ensino universitário e de pesquisa científica do Estado.
Há, também, diversas instituições privadas de ensino superior em Natal, algumas das quais atuando em várias áreas de ensino. A maiores e mais conhecidas são a Universidade Potiguar (UnP) e a FARN, mantida pela Liga de Ensino do Rio Grande do Norte.
No comments:
Post a Comment