Saturday, September 30, 2006


São Paulo uma Metrópole


São Paulo é um estado de Brasil localizado na Área de Sudeste. He/she tem como limites: a Minas Gerais (N e NE), Rio de Janeiro (o NE), oceano o Atlântico (L), Paraná (S) e Mato Grosso do Sul (O). Possui 645 distritos municipais e ocupa uma área de 248.808,8 km². Seu capital é a cidade de São Paulo e seu governador atual é Cláudio Lembo que substituiu Geraldo Alckmin..
Além, o estado possui o porto maior de latino de América, Porto de Santos. Naquele porto, é transportado a maioria da carga exportado a outros países.
Alívio, altitude e clima
Apresenta um alívio relativamente alto, desde 85% de sua superfície está entre 300 e 900 metros de altitude. Tietê, Paranapanema, Grande, Nublado, Douram, do Peixe, Paraíba do Sul e Piracicaba é seus rios principais e seu clima varia entre tropical (norte), tropical de altitude (leste - é Preço de Paraíba), e algumas manchas subtropicais (sul - área de Apiaí, Itapeva).

Rio Tietê, um dos rios principais do São Paulo. Na imagem, está o rio Cabreúva em pleno que nós notamos isso ainda há o poluíção da metrópole.
Os rios principais são: Tietê, Paranapanema, Grande, Nublado, do Peixe, a Paraíba do Sul e Piracicaba.
Um dos rios principais que cruzes o estado, Tietê, é parte do Bacia Tietê-Paraná. Tietê é conhecido mais por sua poluição ambiental, mas é mais economicamente um do importante.
Mesorregiões, microrregiões e distritos municipais
O estado de São Paulo é dividido em quinze mesorregiões, sessenta três microrregiões e seiscentos e quarenta cinco distritos municipais de acordo com o IBGE.


População
São Paulo possui a população maior e mais diversificada de Brasil. Em 2005 o estado chegou aos 40 milhões de habitantes.
Para imigração forte no fim do século XIX e começando do século XX, trouxe as partes do mundo para as pessoas estatais de todo.
A população desce principalmente de imigrantes européias (acima de tudo italiano, espanhol, português e alemão, embora também há um número significante de holandeses, polacos, armênio, suíço), africano e ameríndios, e grandes comunidades das pessoas de Oriente Médio (libanês, sírio e Turcos) e Ásia Oriental (japonês, coreano e chinês).
Muitas pessoas de outros estados brasileiros também migram para o São Paulo à procura de trabalho ou condições de vida melhores. Em sua parte maior eles são as pessoas que originam de de Bahia, na área metropolitana, de Minas Gerais e Paraná, no interior.
São Paulo possui a escola eleitoral maior do país, com 25.655.553 (IBGE/2002) de eleitores em todo o estado.
Economia
Estado mais rico da Federação e o poste econômico de América do Sul, o estado de São Paulo possui uma economia diversificada. Os metal-mecânica de indústrias, álcool e adoça, têxtil, automóvel e de aviação; as seções de serviços e financeiro; e o cultivo laranja, cana de açúcar e forma de café a base de uma economia que o chega 1/3 de GDP brasileiro aproximadamente (ou 31,8% )e sobre de EUA $225 bilhões de GDP. Além, as ofertas estatais infra-estrutura boa para investimentos, devido as condições boas das estradas.

Avenida Do São Paulo, centro econômico principal do estado de São Paulo e de Brasil
Indústrias
As indústrias são as características principais da economia de São Paulo, devido à concentração industrial alta no estado. Da crise de 1929, em Nova Iorque, o café deu lugar às indústrias que fizeram para o São Paulo para ficar na liderança na indústria nacional até hoje. O estado supera a produção industrial de Rio de Janeiro, de Minas Gerais e o um de Rio Grande do Sul.
Na Área Industrial de Grande ABCD é localizado indústrias aeroespaciais, como Embraer, indústrias automóvel nacionais, como Volks e para Motores Gerais, entre outros tipos de indústrias.
Energia
O estado de São Paulo desde que é os industrializaram das unidades da federação, o estado também é o produtor maior e consumidor de energia nacional. É observado que há que número de adulto de hidrelétricas de usinas do he/she estatal é o maior da federação e também conta com um termelétrica de usina
História econômica de São Paulo
Pode ser considerado que a história econômica do São Paulo começa com o ciclo do café, naquele momento em que a supremacia do São Paulo comandou isto que politica nacional com os mineiros, a chamada " política do café-com-leite ", durante o período da República Velha, em que o estado de São Paulo teve uma expansão industrial acelerada. O ciclo dura muito tempo até a crise da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929. A decadência do cafeicultura provoca a transferência do capital para a indústria que poderia ser desenvolvida apoiada no mercado consumindo e na mão de trabalho disponível no estado. Esta primeira fase da industrialização acontece no contexto o brasileiro econômico da substituição de importações.
O período de crescimento maior da indústria do estado acontece no mandato de Juscelino Kubitschek que promoveu a internacionalização da economia brasileira e traz o São Paulo (principalmente na área de ABC) a indústria automóvel.
Agora o estado é o líder em várias seções da economia brasileira, notedly na seção financeira (se concentrou na cidade de São Paulo), indústria automóvel e de aviação e no sucroalcooleira de produção e de suco laranja.
Primeiro tempos
O nome o São Vicente era determinado por Américo Vespúcio, 22 de janeiro de 1502, em viagem que objetivou mapear a costa de Brasil. Quando passou por nossa área, he/she viram duas ilhas (onde hoje eles são Santos e Guarujá) e o estuário que achou para ser um rio. Era dia de São Vicente, tido sido batizado como este o lugar.
O primeiro povoações de São Vicente também não era o funcionário. Lá o Solteiro de Cananéia estava abandonado. Como muitos historiadores, teria sido ele Cosme Fernandes Pessoa português, verdadeiro fundador de São Vicente, a partir donde de fato governou e controlou o comércio da área. segundo documento achado por Jaime Cortesão português, o Solteiro já moraria até mesmo antes no Brasil da chegada de Cabral: O degredado é mencionado em um documentodatado de 24 de abril de 1499, descobriu através de Cortesão que reporta-se para uma viagem de nenhum-funcionário de Dias de Bartolomeu para o Brasil. Outro documento, de 1526, descreve a cidade de São Vicente e informa aquele he/she teria uma dúzia de aloja e é justo de pedra, com uma torre para defesa. Cosme Fernandes Pessoa foi acusado o Rei de Portugal perto de, para dois amigos que receberam doações em terras em mudança, de manter relações com espanhóis para os que viveram mais o sul, com perigo para o domínio português na área. Martim Afonso de esquerda de Sousa para o Brasil com vários objetivos. O primeiro deles era isto de estabelecer a colonização de Brasil oficialmente e confirma o poder da coroa. De conseqüência, subtraindo o poder de Cosme Fernandes mãos de Pessoa. Informado, o Solteiro incendiou o lugar e he/she partiram com seu pessoal para Cananéia. Martim Afonso de Sousa fundou a cidade de São Vicente oficialmente no lugar nisso eles conheceram as ruínas prévias, na data de 22 de janeiro de 1532. Em 1536 o Solteiro de Cananéia (ou Bacharel Cosme) atacou, saqueou e queimou a cidade e pendura o velho amigo e Henrique Montes traiçoeiro. Isso é a última inscrição histórica no Solteiro de Cananéia. Martim Afonso de Sousa distribuiu sesmarias e fez várias construções que deixam o São Vicente povoado e organizado.
O Porto de São Vicente era branco do primeiro grande desastre ecológico de Brasil: a terra para o mar de beira estava limpa e cultivada. Sendo a terra arenosa e tende a terra perdida sua capa protegendo, as chuvas tinham levado o aareia para o açoreando de mar o porto de São Vicente. O Martim Afonso de Sousa tinha partido de São Vicente 22 de maio de 1533 e tinha deixado a administração em Tinas de Brás ' mãos que, tende o açoreamento de Porto à vista, só estrada de comunicação com a Metrópole portuguesa e o ataque do Solteiro de Cananéia para São Vicente, decidiu montar porto novo na área Enguaguaçu, local protegeu, onde o porto foi transferido em 1536 e estabelece uma cidade lá. O fato simples do nome do lugar para ser indígena, e non o português, evidências que a iniciativa não era oficial. Brás Cubas atraiu para lá os colonos de áreas íntimas e fundou uma cidade, que futuramente receberiam o nome de Santos e promoveu melhorias, como a construção de primeiro São Casa de Brasil. Eles são Vicente que he/she se inscreve assim em declínio. Embora há notícias da existência das mulheres portuguesas na frota de Martim Afonso de Sousa, eles ainda não foram achados escritas de inscrições. O primeiro parente escrito inscrição às mulheres vindas portuguesas para datas de Brasil de 1550. As mães geralmente estavam assim mamelucas ou índios.
A fundação de São Vicente na costa do São Paulo começou o processo de colonização de Brasil como a política sistemática do governo português, motivou pelos estrangeiros ' presença que you/they ameaçaram a propriedade da terra. Evidentemente, antes disso havia já lá um núcleo português que, a, a semelhança de outros do litorâneas de áreas, tinha sido constituído através de naufrágios e datou, provavelmente, do começo do século XVI. Porém, era durante a permanência de Martim Afonso de Sousa que foi fundado, 20 de janeiro de 1532, a vila de São Vicente e com o he/she dela povoou a primeira marca efetiva da colonização brasileira.
O nome de São Vicente estendeu à capitania hereditária doada a mesmo Martim Afonso pelo Rei de Portugal. O primeiro nome de São Paulo estava como esta Capitania de São Vicente.
Apesar das dificuldades incontáveis para transpor a montanha do Mar, os campos do planalto atraíram o povoadores, o que virou o São Paulo uma exceção no tipo de colonização do português das primeiras vezes, logo aquele you/they notaram acima de tudo na costa. Assim, em 1553, os Jesuítas criaram a vila de Santo André. O ano seguinte, os padres de Jesus ' Companhia fundou em Piratininga uma escola para os índios, berço da vila de São Paulo.
O litorânea de tira, estreita para a presença da montanha, não apresentou as condições necessárias para o desenvolvimento do grande lavoura. Durante seu tempo, o planalto se encontrou com o obstáculo sério do a caminho do Mar que, em vez de chamar, isolou a área de Piratininga e nega isto o acesso para o oceano e, então, a facilidade para o transporte. Por conseguinte, a capitania foi banida a um plano econômico inferior, impediu de cultivar com sucesso o grande produto agrícola de Brasil colonial, a açúcar-cana, e de competir com a zona de açúcar principal do tempo, representou pelo Pernambuco e Bahia.
He/she se acalmou em Piratininga um policultura de subsistência, baseado no trabalho forçado do índio. Os inventários do primeiro do São Paulo acusaram quantia pequena de importações e completa ausência de luxo, a pobreza até mesmo. O isolamento criou no planalto uma sociedade peculiar. Chegar para o São Paulo pediram fibra especial na briga contra as dificuldades do acesso para a montanha, os ataques dos índios, a fome, as doenças, o que levaria a migração européia o processo seletivo rigoroso,. Tais condições de vida determinariam a formação de uma sociedade em moldes mais democráticos que o ones disso que tinha se acalmado mais ao norte da colônia.
Competiu em parte boa para tanto a proliferação de mamelucos que origina de do cruzamento inevitável e intenso com os índios da terra e pertence ao tupis de tribos que you/they dominaram a costa brasileira. Em São Paulo, especialmente, não se atenuariam o luso-tupi de hibridismo em sua característica étnico-cultural tão depressa quanto aconteceu em outras áreas em que o fluxo de negros e o contato mais fácil com a metrópole veio diluir isto. Mais que em qualquer outro lugar, saberia o português, para a sombra de uma capacidade de adaptação excepcional, integrar certas linhas culturais do tupis que permitiria sobreviver isto--e mais, remover lucro do interior hostil.
Exploração e ocupação
No princípio do século XVI a costa do São Paulo é visitada pelo português e navegantes espanhóis, mas só em 1532 he/she lhe dá a fundação do primeiro povoação, São Vicente na Rampa De Santos para Martim Afonso de Sousa.
A procura de metais preciosos levou a portuguesa eles ultrapassam isto a Montanha do Mar, para o índigena de estrada velho de Peabiru e em 1554, no planalto existente depois da Montanha do Mar, é fundada a vila de São Paulo de Piratininga, para o padre espanhol Jesuit o José de Anchieta.
Já nesta data o território futuro do São Paulo seria dividido em duas entidades administrativas: a Capitania de São Vicente, abraçando a Rampa De Santos e o Planalto de São Paulo e a Capitania de Santo Amaro, que entende as áreas agora do é Preço de Paraíba e Costa de Norte.
Até o fim do século XVI é fundado outra vila em mim derrame do planalto, como o Santo André e Santana de Parnaíba, garantindo como este a segurança e subsistência da vila de São Paulo.
As bandeiras
Dificuldades econômicas, eu sôo sertanista, localização geográfica (o São Paulo era um centro importante de circulação fluvial e terrestre), espírito de aventura, eles seriam pulsações poderosas em a levantou para o interior. Desde as primeiras vezes da colonização eles eram constantes os ataques, em um bandeirismo defensivo que buscou garantir a expansão do São Paulo do século XVII. Este seria o grande século das bandeiras que em que o bandeirismo ofensivo começariam corretamente diz, de quem propósito era em grande parte o lucro imediato provido pela caça ao índio. Da vila de São Paulo eles deixaram as bandeiras de chefiadas de apresamento para Antônio Raposo Tavares, Manuel Preto, André Fernandes, entre outros.


As condições peculiares de vida no planalto permitido que o de São Paulo, durante os primeiros dois séculos, autonomia considerável desfrutada em seções como defesa, relações com os índios, administração eclesiástica, trabalhos públicos e serviços municipais, controle de preços e bem. As prefeituras, compostas por " homens bons " da terra, raramente controlado dentro de suas atribuições legítimas; em São Paulo, especialmente, sua independência fez quase esquecer do lusitano governamental.
Do he/she de bandeirismo de apresamento aconteceu ao minerador de bandeirismo, quando a atividade de um Borba Gato, Bartolomeu Bueno de Silva, Moreira Cabral Pascal e outros foram recompensados com o encontro das veias de auriferous. Provação dura era o efeito da descoberta do ouro no São Paulo e outras vilas do planalto: todo o mundo procurou o enriquecimento imediato representado pelo metal precioso. Como José Joaquim Machado de Oliveira disse, não havia do São Paulo que, mais ou menos, ele deixou de acariciar o pensamento de descobrir minas ".
Assim, o povoamento dos interiores brasileiros foi se feito com os habitantes ' de sacrifício de São Paulo e em detrimento do populacional de densidade da capitania. Aquela ruptura demográfica, já se aliou a fatores geográficos mencionados (a montanha do Mar), causou um outono da produtividade agrícola, como também o declínio de outras atividades, o que acentuou a pobreza das pessoas decorrendo do século XVIII. A capitania que então abraçou a área inteira das descobertas de auriferous foi transferido para a coroa e lá he/she povoaram próprio governo em 1709, separe do governo do Rio de Janeiro e com sede na vila de São Paulo, alto a cidade em 1711.

No comments: