
A cidade de Curitiba é especialmente conhecida por suas soluções urbanas inovadoras, como um sistema de transporte integrado de massas e que, juntamente com as estradas regulares de tráfico, serve como indutor para o urbanístico de desenvolvimento da cidade. O sistema de ônibus de Curitiba é habitualmente conhecido por passageiros encadeados ' términos por canaletas exclusivo para biarticulados de ônibus e complementou com o " ligeirinho " e cevador diferenciados por cores. Aquele modelo tem inspirado experiências semelhantes por cidades de vários países e a isto a instalação experimental de uma linha de ligeirinho " gerou em Nova Iorque e une a prefeitura da cidade para Centro de Comércio de Mundo, na Década de 1990.
Recentes medições atestam que a área verde de Curitiba é de 51 metros de praça para habitante, aproximadamente três vez de tempos que a área mínima recomendou por ONU e composto, basicamente, para parques municipais que protegem as florestas ciliares dos rios locais principais, como o rio Barigüi e o rio Iguaçu.
Esparrame pela cidade e comumente integrado com os términos de ônibus, eles são as Ruas da Cidadania, centros municipais que pontos de comércio, clerkships e organs público municipal, estatal e o congregam federam, serviços grátis de acesso para o internet e equipamentos de lazer, como parques infantis, bloqueiam poliesportivas e tribunais de futebol.
O dividindo em zonas urbano da cidade, integrado no sistema de transporte, tem permitido um desenvolvimento arquitetônico e urbanístico tiveram por certos analistas como coeso e harmônico, sem os problemas principais das grandes metrópoles modernas. Porém, essas características, formou uma aliança com uma propaganda oficial volumosa, contribuiu a um populacional de inchação pronunciado e favorece a explosão demográfica em bairros distantes, como Boqueirão, Xaxim, árvore Pínea e Rancho Cercado e distritos municipais vizinhos, como Finanças o Rio Grande.
De qualquer forma, para todo suas soluções urbanas, Curitiba foi recomendado recentemente por Unesco como um do cidade-modelo para a reconstrução das cidades de Afeganistão. Apesar disto, como qualquer outra metrópole brasileira, Curitiba sofre ainda com alguns problemas sociais, como a existência de ruas sujas em mim derrame do distrito municipal e de habitantes de rua. O índice de taxa de crime, porém, ainda é baixo, se comparou para outras cidades da mesma carga.
Na década de 1990, a cidade estava favorecida com o prêmio Programa de Ambiente de Nações Unido - UNEP de ONU, considerou o prêmio de máximo do ambiente no mundo. Em 2003, a cidade recebeu o título de Capital da Cultura de América para a entidade CAC-ACC. Em 2006, sediou de Curitiba o evento POLICIAL 8 ESFREGÃO 3 de ONU, realizado na cidade vizinha de Pinhais.
Curitiba é colocado no primeiro planalto de Paraná, em sua parte menos ondulada, no curitibano de planalto também denominado, latitude 25º25'04 " sul e longitude 49º14'30 " oeste. A costa do estado está em uma distância de 70 km da cidade (oceano o Atlântico).
O distrito municipal tem uma extensão norte-sul de 35 km e leste-oeste de 20 km, com superfície de 430,9 km². A altitude média é de 934,6 m sobre o nível do mar e varia entre o mínimo de valores e máximo de 900 e 1000 m, aproximadamente.
O clima de Curitiba é subtropical úmido, sem estação evapora, com verões suaves e invernos relativamente resfriados, para a classificação de Köppen. Com direito da proximidade do mar (o oceano é o aproximadamente 70 quilômetros da cidade), o maritimidade tem grande influência no clima local e é responsável para suavizar as ondas de resfriado do inverno e evitar dias de intenso calor pelo verão, além de virar a cidade bastante úmida (praticamente a umidade relativa alcança todos os dias pelo menos à noite 90% período).
A temperatura média anual é de 16,5°C, com largura térmica anual de aproximadamente 7°C, sendo 13,1°C a temperatura média no mês mais frio (julho) e 20,5°C no mês mais quente (fevereiro).
Curitiba tem a mais baixa temperatura dentre anual médio os capitais brasileiros. Aquela característica é devida a altitude que garante um clima mais frio que o um dos dois capitais de estado mais para o sul, Florianópolis (a Santa Catarina) e Porto Alegre (o Rio Grande do Sul) ambos ao nível do mar.
A estação de inverno é caracterizada por baixas temperaturas e congelações periódicas. A rigidez do inverno é semelhante a isto de alguns países europeus. Naquele período, acontecem temperaturas negativas, em média, em três ou quatro dias, normalmente durante o amanhecer. A ocorrência de neve é muito rara, depois de ter sido registrado de um modo muito esporádico, como nos anos de 1928, 1942, 1955 e 1975.
O pluviométrico de índice alcança 1.500 mm em média um ano, porque as chuvas são uma constante do clima local. Aquele fato está em parte devido ao grande desmatamento da Montanha do Mar, barreira natural de umidade.
Vegetação
He/she localiza no vegetacional de domínio denominou Floresta Ombrófila Misturado, compôs por estepes gramíneo-lenhosos pontuados por capões de florestas com araucária, além de outras formações, como várzeas e florestas ciliares.
Na vegetação local eles aparecem ainda remanescentes do píneo árvore-fazer-paraná (angustifolia de Araucária), isso resistiu ao civilizadora de ação dos tempos atuais. As araucárias estão em florestas privadas e públicas, agora protegidas pela legislação ambiental que impede o seu derrubada. A área verde da cidade é de 51 m2 para habitante.
Hidrografia
O hidrográfica de bacia de Curitiba é constituído de vários rios e fluxos, aquele corte a cidade em direções diferentes, conteve em cinco (5) hidrográficas de bacias:
Bacia de Atuba-Bacacheri, com 12,20 km,;
Bacia de Ribeirão de Padilhas, com 9,40 km,;
Bacia de Atuba, com 18,20 km,;
Bacia de Belém, com 20,10 km,;
Bacia de Barigüi, com 29 km (IPPUC).
Bacia de Passaúna.
Em virtude das chuvas abundantes, eles causam enchentes regular e são razão de preocupação constante. Agora, depois de uma série de estudos em seus cursos de água, está sendo encanado quase todo o mundo.
Aprovisionando de água
Em sua parte maior, o aprovisionando de água de Curitiba é obtido a partir das recepções nos reservatórios formados pelo barragens de Iraí e Piraquara eu, aquele saque o leste de área da cidade, e de Passaúna que aprovisiona as áreas sul e ocidental.
A população de Curitiba e área de metropolita consome 7,5 mil litros de água negociaram um segundo aproximadamente, proveu pela Companhia de Saneamento de Paraná - Sanepar. Além, he/she é considerado que existe mais de mil poços de artesian na cidade (usou principalmente por condomínios, companhias e hospitais), que, somou, eles têm potencial para prover um vazão adicional de aproximadamente 1,5 mil litros de água um segundo.
Racionamentos
Durante o estiagens de inverno dos últimos anos, é cometido o aprovisionando de água ocasionalmente. Nessas ocasiões, eles foram interrupções programadas necessárias do vazão que é executado de acordo com cronogramas definidas por Sanepar.
Aumento previsto da capacidade
O barragem Piraquara II deveria ter seus trabalhos terminados no princípio de 2007, mas será só operacional pelo verão de 2008, porque é necessário um período de aproximadamente um ano para a elevação do nível de água no reservatório que terá capacidade final para armazenar 22 bilhões litros. Isso o próximo trabalho a ser construído deveria buscar a estação de recepção e tratamento do rio Miringuava, no São José de Pinhais.
Paço Municipal velho, Marques Quadrado Generoso,
A área de Curitiba começou a ser povoada aproximadamente 1630, para vindos de habitantes de Paranaguá onde o ouro de aluvião tinha sido descoberto e tinha sido formado a cidade de Nossa Senhora do Jesus Claro e Bom de Pinhais, que era alto a vila em 1693. Sem muitos recursos minerais, a área fez com que muitos dos habitantes se eles movessem para a área de Minas Gerais. Por muito tempo, a vila não era mais que uma passagem do transporte de gado dos campos de Viamão, em Rio Grande do Sul, a Minas Gerais. O desenvolvimeno na cidade começaram a partir do começo do século XIX, com a exploração e exportação do erva-xeque-mate, sendo elevado à categoria de cidade em 1842. Em 1853, o sul e Sudoeste do município de São Paulo eles separam isto e formam o município novo de Paraná, do o qual Curitiba fica importante.
A partir de 1867, a cidade começa a receber os imigrantes ' recrutamentos, em sua maioria eslava e italiana. Durante o século XX, especialmente no último meio, a cidade começa a ter um grande populacional de incremento, já consolidou como poste regional de comércio e serviços e se torna um das cidades mais ricas de Brasil e abre caminho em muito urbanísticas de soluções.
No comments:
Post a Comment