Saturday, September 30, 2006

Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro é um do 27 federativas de unidades de Brasil e é localizado no leste de parte da área de Sudeste. He/she tem como limites os estados de Minas Gerais (N e NO), Espírito Santo (o NE) e São Paulo (SÓ), como também o Oceano Atlântico (L e S). Ocupa uma área de 43.653 km². Seu capital é a cidade de Rio de Janeiro. O natural do estado de Rio de Janeiro são chamados fluminenses (do fl?men latino, literalmente " rio
As cidades mais populosas são: o Rio de Janeiro, Iguaçu Novo, Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo, São João de Meriti, Campos de Goytacazes, Petrópolis e Devolve Em volta. O Estado é formado através de duas áreas morfologicamente diferente: a rampa e o planalto que estendem como tiras paralelas, da costa para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí e Muriaé são os rios principais. Veja lista de rios de Rio de Janeiro. O clima é tropical.
O Rio é parte do bioma da floresta Atlântica brasileira, tende em suas montanhas de alívio e rampas localizadas entre a Montanha de Mantiqueira e Oceano Atlântico e representa fora as paisagens diversificadas, com escarpas elevadas para a beira-mar, bancos de areia, baías, lagunas e florestas tropicais. Emblema fazendo com Espírito São estados, o São Paulo e Minas Gerais, o Rio de Janeiro é um dos estados menores do país e o menor da área de Sudeste.
Possui uma costa com 635 quilômetros de extensão, tomados um banho pelo Oceano Atlântico, há pouco sendo superado em tamanho pelas parte de trás de Bahia e Maranhão.
Geologia
De um modo geral, o fluminense de terras são relativamente pobres. As terras mais favoráveis para o uso agrícola se encontram em Campos de Goytacazes, Cantagalo, Cordeiro e em alguns distritos municipais do é preço do rio a Paraíba do Sul.
Alívio
Eles existem no estado duas unidades de alívio: a Rampa Fluminense que corresponde em geral às terras localizadas debaixo de 200m de altitude e o Planalto ou Serra Fluminense, sobre 200 metros.
A Rampa Fluminense acompanha a costa inteira e ocupa aproximadamente da metade da superfície do Estado. Apresenta largura variável, totalmente estreita entre as baías da Ilha Grande e de Sepetiba, aumentando progressivamente no leste de sensação, até o rio Macacu. Naquele espaço, no distrito municipal do capital, sobem eles o volumoso de Tijuca e da Pedra Branca, aquelas altitudes de alcance um pouco os superiores para 1.000 metros. Da baía de Guanabara para Cabo Frio, estreita a rampa novamente uma sucessão de elevações pequenas, de 200 a 500 metros de altura, os chamou fluminense de litorâneos volumoso. A partir de Cabo Frio, aumenta he/she novamente e alcança suas extensões de máximo no delta do rio a Paraíba do Sul.
O Planalto ou Serra Fluminense ocupa o interior do Estado que é localizado entre a Rampa Fluminense, para o sul e é preço isto do rio a Paraíba do Sul. A elevação da Montanha do Mar, para o norte da rampa, formas sua extremidade. A Montanha do Mar recebe várias denominações locais: serra do Organs, com o Pico Maior de Friburgo (2.316 metros), a Pedra do Sino (2.263 metros) e Pedra-Açu (2.232 metros), do Macaws, da Estrela e de Rio Preto. A montanha de Mantiqueira coleciona o noroeste do Estado, para o norte do é preço do rio a Paraíba do Sul onde é paralelo à Montanha do Mar. O ponto mais alto de Rio de Janeiro, escolha das Agulhas Pretas (2.787 metros) é localizado no volumoso de Itatiaia que sobe da montanha de Mantiqueira. Pelo interior, vai o planalto e está diminuindo de altitude, até chegar o é preço do rio a Paraíba do Sul onde as gotas comuns para 250 metros. A, nordeste, é observado uma série de colinas e colinas de baixas altitudes.
Clima
O estado possui um clima muito variado e com verões quentes para todos os anos que passam. Na Rampa Fluminense, domina o clima tropical semi-úmido, com chuvas abundantes no verão e invernos secos. A temperatura média anual é de 24ºC e o pluviométrico de índice chega a 1.250 milímetros anuais. Nos pontos elevados da área montanhosa, limite entre a Rampa Fluminense e o Fluminense Montês, o clima tropical de altitude é observado, mas com verões quentes e chuvosos e resfriados de invernos e seca. A temperatura média anual é de 16ºC. Em a maioria do Fluminense Montês, o clima é também tropical de altitude, mas com verões quentes e chuvosos e resfriados de invernos e seca. A temperatura média anual é de 20ºC e as chuvas alcance de 1.500 a 2.000 mm cidade de anuais.A de tem,como de Rio de Janeiro registros oficiais, 43,2°C em 14 de janeiro de 1984 e 4,8°C 19 de julho de 1926. Oficialmente,já de Non fizeram 45°C e 3°C,respectivamente. Em julho de 2006 o Estado teve mais de 25 dias sem chuvas, temperaturas sobre os 30 graus além da umidade do ar ter estado debaixo de 20%. Devido as temperaturas altas e abaixa umidade havia um período com milhares de enfoques de fogos nas florestas de Rio de Janeiro. Continuando com 2006, 6 de setembro de 2006 era registrado, no bairro do Alto de Vista de Boa, a temperatura menor durante um mês de setembro, e o menor de 18 de julho de 2000. O trinitaram de carioca com 8,1°C. No fluminense de montanhas, a cidade de Friburgo Novo registrou zero grau e o um de Petrópolis dois graus positivos.
Vegetação
Devido ao agropastoril de ocupação, o desmatamento modificaram a vegetação original do Estado sensivelmente. Agora, as florestas ocupam um décimo do fluminense de território e se concentram principalmente nas partes mais descargas das montanhas. Há grandes extensões de campos produzidas pela destruição, possua para o pecuária, e, na costa e no capital das baías, he/she associa a presença de crescimento de mangroves (grupo de pântanos de chamadas de árvores que crescem em terras barrentas).
Hidrografia
O rio a Paraíba do Sul é o rio principal do Estado. He/she nasce no São Paulo e termina no oceano Atlantic—as a maioria do fluminense de rios—, São João em pleno de Barra. Seu ones fluindo principal, no Estado, eles são isto Pombo e Muriaé, para a margem esquerda, Piabinha, Piraí e Paraibuna, para a margem certa. Além dele a Paraíba do Sul, eles se salientam. de norte para sul, os rios Itabapoana que marca borda com o Espírito Santo Macabu que deságua na lagoa Feia, Macaé, São João, Majé e Guandu.
O fluminense de costa é pontilhado por numerosas lagoas, baías velhas fechadas por cordas de areia. Os mais importantes são as lagoas Feias, o maior do Estado, Araruama, Saquarema, Maricá, Marapendi, Jacarepaguá e Rodrigo de Freitas, os três último no distrito municipal de Rio de Janeiro.
Costa
A costa de Rio de Janeiro está fora muito cortada em seu espaço sul. Os acidentes principais são a baía da Ilha Grande, a ilha Grande, o banco de areia de Marambaia, a baía de Sepetiba e a baía de Guanabara.

Grupos étnicos
A população de Rio de Janeiro tem suas origens acima de tudo em duas pessoas: o português e os africanos. Até mesmo meios do século XIX, a maioria do fluminense de população estava composto por negros e consegue ter a concentração maior de escravos como o fim do Império romano. Mesmo assim, o número de imigrantes portugueses desembarcado na cidade de Rio começou a crescer de repente por aquele século, o com o qual fez que praticamente se igualasse o número das pessoas de origem africana e o um de origem portuguesa. Sendo somado os nativo, outras pessoas também contribuíram à formação da população do estado.
Os primeiros imigrantes nenhum-português chegar na área eram os suíços, em 1818, fundando na área das montanhas a cidade de Friburgo Novo. Não muito depois, eles começariam a chegar os alemão que também rumaram para as montanhas, principalmente para a área de Petrópolis. O italiano e espanhóis chegariam depois e também contribuiriam à diversidade étnica de Rio de Janeiro. Finladeses também povoou em Penedo, distrito da cidade de Itatiaia, no Sul Fluminense onde mantém uma colônia até os dias atuais.
Economia
Grande parte do fluminense econômico funda no installment de serviços, ainda tende uma parte significante de indústria e pequeno agrícola.
62,1% em representação de GDP representam o installment de serviços em áreas como telecomunicações, audiovisual, VOCÊ, turismo, turismo de negócio, ecoturismo e comércio.
Em seguida, com 37,5% de GDP vem a indústria - Metalúrgica, planta de aço, gás-química, petro-química, naval, automóvel, audiovisual, cimenteira, nutritivo, mecânicas, editorial, gráfico, de papel e celulose, de extração mineral, extração e mim refina de petróleo.
É finalmente, com 0,4% de GDP, o Agrícola, sendo como este pequeno a expressão na produção econômica estatal.
O estado de Rio de Janeiro é a segunda economia maior de Brasil, e quarta-feira de América do Sul, cuida de um superior produto doméstico bruto para o de Chile, com uma participação em GDP nacional 15,8% (2005–CIDE e IBGE) e com o segundo brasileiro por renda de capita, há pouco perdendo a Distrito Federal.
Século XVII
Pelo século XVII, o pecuária e a açúcar-cana impeliram o progresso, definitivamente assegurado quando o porto começou a exportar o ouro extraído de Minas Gerais, pelo século XVIII. Entre 1583 e 1623 a área de proeminência maior de produção de açúcar, no sul de Brasil, moveu de São Vicente para Rio de Janeiro, na área da baía de Guanabara. Em 1629 havia 60 moinhos no Rio de Janeiro, em 1639 havia já 110 moinhos e o Rio de Janeiro começou a prover açúcar Lisboa, devido à tomada de Pernambuco. No fim do século XVII havia 120 moinhos na área.
Em 1640, comerciantes e donos de navios permissão recebeu de comerciar diretamente com a África do porto de Rio de Janeiro que também foi destinado aos escravos ' exportação ilegal para Rio da Prata. Tal comércio era bastante impactado para a tomada de Angola para os holandeses. Os escravos indígenas ' uso foi aumentado, mas os comerciantes e proprietários tiveram que ficar indisposto com os Jesuítas por causa das proibições papais relativas para o escravização dos índios.
O cultivo do açúcar foi aumentado e com este he/she aumentaram os escravos ' precisa, mas a situação foi resolvida com o retomar de Angola em 1648 e traz paz para as relações com os Jesuítas. Apesar disso, flutuaram constantemente os preços do açúcar e eles sofreram baixo entre 1635 e 1645, com a conquista de Pernambuco para os holandeses e entre 1659 e 1668, devido à proibição de produção e venda de bebida alcoólica, usados no comércio com a África, e também com a Revolta Municipal - na cidade de Rio - de 1660 contra a verdadeira dinastia de Salvador Correia de Sá e Benevides.
Outro produto importante de exportação era o tabaco, em proporção menor que a Bahia e Pernambuco. A pesca da baleia em Guanabara era uma seção econômica importante e em 1644 a municipalidade de Rio criou um imposto nesta indústria.
Com Salvador Correia de Sá e Benavides, adquiriu o Rio um importante fabrique da construção naval que conseguiu construir o «o Padre Eterno» com seus 114 canhões, mas a seção não ficou e se deteriorou para falta operária. O porto, no princípio só exército, passou o porto do açúcar e escravos ' importador. O tráfico litoral aumentou a partir de 1660 inclusive o comércio legal com as outras Capitanias e o comércio ilegal com Buenos Aires que enriqueceu um grupo de comerciantes.
Em 1645, com ataques de holandês para os navios mercantis, o único Sistema de Frotas foi criado para Brasil que lhe fez uma vez um ano com escolta de forte de navios de guerra. Embarcações de assuntos poderiam unir à frota, mas havia restrições com relação para a participação para navios grandes, o que se mudou muitos proprietários de navios. Ainda havia o problema da escassez dos fretes. Portugal, como he/she precisaram de dinheiro, de soldados e de navios para a briga contra os holandeses no Nordeste e em Angola, deu às demandas e incluiu a participação de navios menores. A frota chegou Lisboa, depois de viajar vários brasileiro aporta, com vários 70 a 90 embarcações.
Um problema constante em Rio era a falta de moeda, crítico em 1640, em ordem para a União ibérica. Mas a descoberta de ouro na área das minas e a criação de uma Casa da Moeda em Rio, em 1698, veio resolver o problema.
Desde 1649 tinha sido criada a Companhia Geral de Comércio de Brasil, que não dispôs de bastante capital e, quando he/she tiveram, foi divergido para atividades militares. A Companhia teve o monopólio da venda de vinho, bacalhau, farinha de trigo e lubrifica no Brasil. Em 1659 a Companhia perdeu o monopólio que impediu a produção e venda de bebida alcoólica e em 1720 estaria extinto.
Século XVIII
Em 1763, Rio de Janeiro se tornou a sede do Vício-reino de Brasil e o capital da colônia. Com a mudança da família real para o Brasil, em 1808, estava a área muito o beneficiário com reformas urbanas para abrigar o Tribunal português. Dentro das mudanças promovidas se salientam eles: a transferência de organs de administração pública e justiça, a criação de igrejas novas, hospitais, quartel, fundação do primeiro banco do país - o Banco de Brasil - e a Imprensa Real, com a Gazeta de Rio de Janeiro.Nos anos seguintes apareceram também o Jardim Botânico, a Real Biblioteca (hoje Biblioteca Nacional) e a Real Academia Militar.
Assim, não só aconteceu um processo de introdução cultural, influenciada para a informação trazida pela chegada da família real, mas também para os artistas europeus ' presença que foram you/they para registrar a sociedade e natureza brasileira. Naquele mesmo tempo, he/she nasceu a Real Escola de Ciências, Artes e Ocupações.
O estado de Rio e a República Velha
A decadência entrou a tônica em para município nos últimos dias do regime imperial. Na briga para a República, vários o fluminenses que eram distintos eram e ajustam para mencionar o Antônio de Silva Jardim, Lopes Trovão, Rangel Pestana, entre outros. Forte também entrou a presença para abolicionista faça campanha.
Com a proclamação da República, logo problemas políticos que foram acontecidos, com o tempo, que removem isto a grandeza e a proeminência adquirida durante o Império.
9 de abril de 1892, o capital foi transferido para a cidade de Petrópolis depois da aprovação da Constituição estatal nova, devido às agitações que aconteceram durante o governo do Marechal Floriano Peixoto nas cidades de Rio e de Niterói, e também para a Revolta da Armada, aconteceu por aquele tempo.
Depois de vários anos naquela política de briga eles fazem para o Estado perder a direção administrativa, fato conferido pela dualidade de Assembléias de Legislativo através de três períodos, estes fazem ainda aumentar mais o fluminense de crise econômico, que he/she rasteja de um tal modo para transformar, gradualmente, suas plantações de café em pastagens para o pecuária e fazer com que o mesmo não acompanha o desenvolvimento industrial tentado pelo São Paulo.
A Revolução de 30 e o Estado Novo
Com a chegada de Getúlio Vargas para o poder, foram nomeados vários interventors, o que não alterou o fluminense de quadro socioeconômico até isso, em 1937, Ernani de Amaral Peixoto, o genro de Vargas é nomeado (isto casou Alzira Vargas em 1939) e que pudesse realizar muito para o Estado e poderia dar incentivo a seu desenvolvimento industrial, com a construção, da Companhia de Metallurgical Nacional (CSN) nisto Preço é isto de fluminense de Paraíba em Volta de Círculo, e da Fábrica Nacional de Motores (FNM), em Duque de Caxias, na Rampa Fluminense, como também a expansão da malha rodoviária estatal.
Amaral Peixoto ainda mobilizou o fluminense de população no esforço de guerra que resultou na aquisição com os recursos colecionados, de um navio novo para a Marinha de Guerra brasileira.
Data daquele período, também, a formação de várias instituições de ensino superior e centros de estudo na cultura e fluminenses de história que eles tentaram salvar a memória e construir uma identidade pela população do Estado, esvaziado econômico e politicamente como o fim do Segundo Império.
O redemocratização e a Revolução de 1964
Com o outono de Vargas, Amaral Peixoto foi se mudado do comando do Estado e cinco interventors foi acontecido no fluminense governamental até a eleição, em 1947 de Edmundo de Macedo Soares e Silva, o fabricante do usina de Redonda Volta, que reorganizou a administração e as finanças estatais, como também o incentivo continuou à industrialização e a produção agrícola.
Porém, foi acontecido por Amaral Peixoto que dá força nova à expansão industrial e rodoviária e data daquele período a criação da Companhia Nacional de Álcalis.
Até o ano de 1964, os governos de estado buscam dinamizar o fluminense econômico, reformam a estrutura do estado e dão característica nova para a cidade de Niterói.
Depois da Revolução de 1964, o governador Badger de Silveira, recentemente-escolhido em 1963, é se mudado da posição, sendo substituído por Paulo Torres Geral que está sobre criar a Companhia de Desenvolvimento do Estado de Rio de Janeiro (CODERJ).
É o seguido o Jeremias Fontes e Raimundo Padilha, que seria o último governador do Estado de Rio antes da coalizão com o um de Guanabara, datando de seu governamental a conclusão de Ponte Rio-Niterói e o começo da construção do usina nuclear de Angra dos Reis.
O estado novo de Rio
Depois da edição da Lei nº20 Complementar em 1974, assinou pelo presidente o Ernesto Geisel, eles derreteram os Estados de Guanabara e de Rio de Janeiro 15 de março de 1975. O capital do Estado novo de Rio de Janeiro se tornou a cidade de Rio de Janeiro e vira a situação político-territorial prévio para 1834, ano da criação do distrito Municipal Neutro. Eles ainda foram mantidos os símbolos do Estado velho de Rio de Janeiro, enquanto os símbolos do Estado velho de Guanabara se tornaram os símbolos do distrito Municipal de Rio de Janeiro.
Alguns alegam que a motivação atrás de presidente Geisel para a coalizão foi neutralize para forçar oposicionista de MDB no Estado de Guanabara. O Estado velho de Rio de Janeiro, tradicionalmente, um poste de conservantismo, vide os governos sucessivos de PDS sempre e mais tarde foram considerados da ARENA, apesar da grande força de PTB, e depois das 1964, de MDB, naquela área, o que levou à conclusão errônea que isto viria neutralizar o guanabarina de emedebista de oposição e evitaria problemas maiores para o governo militar, isso termina por indicar como primeiro governador do " almirante Floriano estatal novo " Peixoto Faria Lima.
Apesar de Faria Lima assumir o Estado com o governo federal de promessas de investimentos volumosas para compensar os problemas que poderiam trazer a um acordo da coalizão, esses para cima os que eles não foram somados completamente, até mesmo do implantação do usinas nuclear no Angra dos Reis e da expansão da Companhia de Metallurgical Nacional, o que acarretou problemas que viriam ser sentidos, principalmente nas áreas de habitação, educação, saúde e segurança na década de 1980.
Com a abertura política e a volta das eleições diretas para governador, o fluminenses escolhem pelo ano de 1982 Leonel de Moura Brizola, exílio político desde 1964, que voltou ao Brasil com a bandeira do varguista de trabalhismo, o que conquistou o eleitorado insatisfeito com o segundo que eu governo de Chagas Freitas.
Com a adoção de várias medidas controversas, Brizola angaria nisso primeiro mandato a antipatia principalmente do eleitorado da cidade de Rio, devido sua política de ajuda para as capas mais pobre das ruas sujas daquela cidade, teve como Populist. Que, se alie à desordem que haveria na área da segurança pública, mais a crise econômica que povoou no país por aquela década que eles terminaram por impedir que ele fez seu sucessor.
Moreira Franco escolhido no ano de 1987, apoiou pelo controle inflacionário obtido pelo governo federal ao tempo e para o descontentamento com Brizola, não muito he/she move a situação social do fluminense de população, que fins por ocupar a uma eleição nova de Leonel Brizola ao governo de estado pelo ano de 1991.
Em seu segundo mandato, Brizola termina por repetir alguns enganos da primeira administração que faz o Estado para sofrer uma " intervenção branca " do governo federal pelo ano de 1992 durante a conferência mundial sobre ecologia ECO-92, e também o ano de 1994, devido a situação de falta de controle da violência por parte do governo local, o que leva a decisão, apoiado pela população de colocar tropas das forças armadas que patrulham as ruas do capital.
Entre esses problemas, Brizola deixa o mandato para competir às eleições federais, o que leva ao Marcello Alencar eleição que implementa uma política mais forte com relação a segurança pública devolveu porque eu confronto isto com o marginalidade, que fins para antipatia geradora da população de baixo favelada de renda, mais exposto ao enfrentamentos entre a polícia e ladrões.
Na eleição seguinte, Anthony Garotinho, padrinho sido para o tempo por Brizola e que previamente tinha perdido a eleição para Alencar, governador apoiado por uma aliança esquerda que inclui como vício-governador Benedita de Silva é escolhido, do PT que substitui isto em 2002 quando ele também renuncia, como Brizola, buscando a raça presidencial. Benedita assume entre problemas de ordem fiscal que fim por impedir isto de se reeleger, sendo derrotado por Rosinha Garotinho, esposa de Anthony Garotinho que busca depois de ter escolhido, para manter o estilo por controvertido de tempos de governar de seu marido, ainda estando em frente de críticos duros com relação para a situação da segurança pública,

No comments: